Todos sabemos o que é Blues, certo? Nãoooo??? Vamos a definição ultra super completa da Wikipedia:
"Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental[1]. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela."
Podemos dizer que o Blues diretamente foi a influência máxima para o Rock....ou melhor, o Rock é Blues...e nunca deixará de ser...sendo punk, Death metal, New Metal, etc etc etc.
É um assunto muito amplo pra tentar ser explicado numa postagem, porém eu gostaria de apresentar um cara que talvez tenha sido o mais idolatrado e influente cantor e guitarrista de blues de todos os tempos, Robert Johnson.
A seguir transcrevo um texto que considero um dos mais completos e resumidos sobre sua vida e carreira, e indico os links para baixar sua discografia (apenas 1 arquivo) e o filme inspirado em sua vida ("A Encruzilhada") que na minha opinião faltou como filme sobre Rock, no post sobre filmes com tema Rock´n Roll.
Vale a pena conhecer as origens daquilo que tanto curtimos....
Hail, e bom final de semana!
A carreira de Robert Johnson foi tão curta quanto influente. Tendo gravado apenas 29 músicas em apenas duas sessões de estúdio e uma música (Kind Hearted Woman) em uma apresentação de rádio, Johnson é responsável pela definição do som que seria uma das raizes para a criação do blues moderno e do rock and roll.
Filho de lavradores, Robert Lee (Johnson era apenas um nome artístico) nasceu em 1911 no Missisipi, berço do blues americano e de fortes conflitos raciais. Trabalhou no campo até os 16 anos, quando resolveu seguir carreira artística tocando gaita e violão. Desde então não parou de viajar, tocando em todos os lugares em que pudesse, principalmente na rua.
Em sua curta carreira profissional, de 1936 a 1938, Johnson não conseguiu em vida nenhum reconhecimento comercial, tocando apenas em prostíbulos e inferninhos. Conseguiu, porém, reconhecimento dos companheiros músicos, tendo recebido ainda em vida o título de "The King of the Delta Blues Singers". Seu estilo diferente de tocar levou outros músicos a dizerem que ele havia feito um pacto com o diabo em troca de sua habilidade. A história do pacto foi ainda mais difundida após a gravação de músicas como Me and The Devil Blues e constantes confusões envolvendo espancamento de mulheres e sua morte misteriosa.
Robert Johnson morreu aos 27 anos, após se sentir mal em um show e passar três dias em estado de coma. A versão mais provável e difundida de sua morte foi a de que ele havia sido envenenado por uma amante ou por um marido ciumento. Embora fosse casado pela segunda vez (a primeira mulher havia falecido durante um parto) Johnson nunca havia abandonado a vida de farras. Também existem versões de morte por espancamento, apunhalamento e armas de fogo diversas, mas apenas a versão do envenenamento tem alguma credibilidade.
Em sua época Robert Johnson foi influência de alguns artistas de blues (Muddy Watters, entre outros) que por sua vez viriam a influenciar todos os artistas de rock que surgiriam na década de 50. Sua música foi novamente descoberta e gravada nos anos 60, sendo influência direta para bandas como Yardbirds, Cream, Led Zeppelin, Rolling Stones, The Who e inúmeros outros.
No início da década de 90 a obra completa de Johnson foi remasterizada e lançada com grande repercussão mundial, tendo sido finalmente reconhecida sua grande influência na música contemporânea.
Paralelamente ao relançamento de sua obra foi gravado um filme com Ralph Machio (o garoto de Karate Kid) relacionado a ele. O filme trata-se de uma alegoria sobre a vida de Johnson, abordando principalmente o seu provável pacto com o demônio, e tem a participação especial de Steve Vai. O filme chamado Crossroads (no Brasil A Encruzilhada) trata-se de uma boa fonte de referência para aqueles que queiram saber um pouco mais sobre o mito Robert Johnson.
Informações
Gênero: BluesPeriodo em atividade: 1936 até 1938
Origem: Hazlehurst, Mississippi
Baixe sua única gravação de estúdio - http://www.mediafire.com/?azyab02hmr12bz2
Link para baixar o filme "A Encruzilhada" - http://www.megaupload.com/?d=3GQY0Q54
Nenhum comentário:
Postar um comentário